ENTRE NÓS E AS PALAVRAS Between Us and the Words


“Entre nós e as palavras há metal fundente / entre nós e as palavras há hélices que andam / e podem dar-nos morte violar-nos tirar / do mais fundo de nós o mais útil segredo […] / Ao longo das muralhas que habitamos / há palavras de vida há palavras de morte / há palavras imensas que esperam por nós / e outras, frágeis, que deixaram de esperar.” Mário Cesariny, “You are welcome to Elsinore”, Pena Capital, 1957
É deste poema que Catarina Botelho se apropria para o título da sua nova série de fotografias. O poema descreve não só o que existe entre nós e as palavras, mas o modo como as palavras dão e tiram, tornam visível e fazem esquecer. A artista não escreve, nem usa palavras nos seus trabalhos, mas do modo como usa a máquina fotográfica nasce um modo de dizer. O que não significa uma predominância da matriz linguística, mas um uso expressivo da linguagem (qualquer linguagem com uma qualquer sintaxe).
Fala-se em expressão porque a obra desta artista não se assume como registo da realidade ou do quotidiano, nem como a construção de um universo iconográfico, mas como forma de aproximação ao “mais fundo de nós” como diz o poeta. Se a palavra poética é uma sonda que tenta chegar às águas mais fundas, Catarina Botelho tenta essa mesma profundidade através da utilização da fotografia. Não lhe interessa a maneira como nas suas imagens o real fica registado, mas o modo como as imagens que compõe apresentam a possibilidade de chegar fundo e de nos transportar ao “longo das muralhas que habitamos.”

Quer se tratem de retratos, objectos ou, como é o caso presente, “naturezas mortas”, o trabalho desta artista não reclama o estatuto da objectividade, frontalidade e rigor do documento fotográfico, nem procura a veracidade da representação. Por isso, tratam-se sempre de composições, isto é, as imagens são construídas, procuradas, desejadas. E o acaso tem um papel pouco relevante no processo criativo de Catarina Botelho; mesmo quando fotografa pessoas, parecendo tratar-se de um instantâneo, as imagens só surgem depois de estabelecida uma relação com a pessoa que quer fotografar. E esta necessidade de intimidade para poder captar/fazer/criar a imagem não é exclusiva dos seus retratos, mas sente-se em muitos momentos do seu trabalho.

Que a fotografia seja uma arte relacional não é novidade — sempre se soube que a imagem fotográfica estabelecia uma relação forte entre o plano da imagem e o dos objectos —, o elemento de distinção é que aqui a fotografia resulta do estabelecimento de uma relação emocional e cognitiva. Em conversa, a artista diz: “não consigo fotografar uma pessoa que não conheça.” E esta afirmação apresenta uma metodologia. Trata-se de conhecer primeiro para fotografar depois: a imagem não é o momento do contacto e um meio de aproximação à realidade, mas resulta de uma relação de intimidade com os obvjectos que fotografa.
Não está em causa algum tipo de moralismo ou uma espécie de ética da fotografia, mas a consciência que a imagem é uma síntese das diferentes aproximações (visuais, auditivas, tácteis, emocionais, racionais) que são feitas à realidade. O que significa reconhecer simultaneamente na imagem o poder da realização de todas as sínteses sensíveis e intelectuais e o poder evocativo da imagem. Numa imagem, como numa palavra, evocam-se sons, cheiros, texturas, profundidades, e é este o nível de profundidade da imagem que Catarina Botelho procura a cada novo trabalho.

A composição é um conceito adequado ao trabalho desta artista, porque os seus trabalhos também evocam a história do nosso olhar, as suas hierarquias e as suas condições. Uma evocação feita a partir do estabelecimento de uma relação de proximidade com a pintura. Na série apresentada nos Novos Artistas EDP é impossível não reconhecer que os princípios que serviram a artista estão ancorados nas “naturezas-mortas” da pintura mais tradicional. Não que a artista mimetize os modos da pintura, mas as tensões e relações a que se assiste na pintura estão presentes no seu trabalho: a cromia, a harmonia e equilíbrio da composição, a relação entre figura e fundo, etc.

Não é importante saber que todas as novas imagens foram feitas no interior de oficinas de artesãos marroquinos, porque as questões do exótico, do distante, do diferente, não interessam a Catarina Botelho. Interessa-lhe navegar através das suas imagens em águas de uma certa profundidade, e por isso os objectos comuns, com funções determinadas e exactas, são os mais adequados: fazem parte de uma lógica de rigor e de combate ao excessivo. E este é outro dos pontos importantes no trabalho desta artista: combater o excesso, a saturação, a facilidade. Não se trata de um princípio de negatividade, mas da procura de pontos de limpidez e clareza do olhar, de modos de dizer regidos pelo princípio de economia poética de só dizer o estritamente necessário, a palavra que redime, a imagem que importa.
Nuno Crespo




‘Between us and the words there is molten metal / between us and the words there are propellers that spin / and can give us death rape us steal / from our deepest depths the most useful secret […] / Along the ramparts we inhabit / there are words of life there are words of death / there are immense words that wait for us / and others, frail ones, that have stopped waiting. [Entre nós e as palavras há metal fundente / entre nós e as palavras há hélices que andam / e podem dar-nos morte violar-nos tirar / do mais fundo de nós o mais útil segredo […] / Ao longo das muralhas que habitamos / há palavras de vida há palavras de morte / há palavras imensas que esperam por nós / e outras, frágeis, que deixaram de esperar.]’ Mário Cesariny, “You are welcome to Elsinore”, Pena Capital, 1957

Catarina Botelho took the title of her new photographic series from the above poem, which describes not only what exists between us and the words, but also how words give and take, how they make some things visible while making us forget others. The artist does not write, or otherwise use words in her works, but from her way of using the photographic camera a form of saying emerges. That, however, does not imply a predominance of the linguistic mould, rather an expressive use of language (any language, with any syntax).  

I speak of expression because the work of this artist does not present itself as a record of reality or everyday life or as the construction of an iconographic universe, but as an approximation to ‘our deepest depths’, in the poet’s words. If the poetic word is a plumb line that tries to reach the deepest waters, Catarina Botelho attempts that same depth through photography. Her photos’ recording of reality does not concern her; only to which degree do the images she creates offer the possibility of attaining the depths and carrying us ‘along the ramparts we inhabit’.   

Be they portraits, depictions of objects or, as in the present case, ‘still lifes’, this artist’s photographs make no claim to the status of objectivity, frontality and rigour of the photographic document, just as they do not search for representational veracity. That is why they are always compositions, that is to say: images that are constructed, sought-after, desired. Chance plays a very minor role in Catarina Botelho’s creative process: even when she photographs people, creating what seems like snapshots, those images only come to be after she has created a relationship with the person she wants to photograph. Plus, that need for intimacy in order to be able to capture/make/create the image is not limited to her portraits, making itself felt in many instances of her work.  

That photography is a relational art is nothing new – it was always well known that the photographic image created a strong relationship between the plane of the image and the plane of the objects —, the distinguishing feature is that here the photograph comes from the foundation of an emotional, cognitive relationship. In a conversation, the artist stated: ‘I am unable to photograph a person that is unknown to me.’ That statement lays down a methodology. It is a matter of knowing first to photograph later: rather than being the moment of contact and a means of approach to reality, the image is the outcome of a relationship of intimacy with the objects she photographs.

What is at stake here is not some kind of moralism or photographic ethics, but rather the knowledge that the image is a synthesis of the various possible (visual, auditory, tactile, emotional, rational) approaches to reality. That implies the immediate identification, in the image, of the power to bring about all sensitive and intellectual syntheses, as well as of the image’s evocative power. An image, like a word, is evocative of sounds, smells, textures and depths; such is the level of imagetic intensity that Catarina Botelho looks for in each new work.

Composition is a concept that fits well with this artist’s work, because her works also evoke our visual history, with its hierarchies and conditions. This evocation takes place thanks to a close relationship with painting. In the series presented at the EDP New Artists exhibition, it is impossible not to acknowledge that the principles that guided the artist are drawn from the most traditional kinds of ‘still life’ paintings. However, Catarina Botelho does not mimic these paintings’ most visible features; nonetheless, the tensions and rapports present in painting are equally visible in her work: chromatics, compositional harmony and balance, the relationship between the figure and the background, etc.

The fact that all these new pictures were taken inside the workshops of Moroccan artisans is not important, because such topics as the ‘exotic’, the ‘remote’ or the ‘different’ hold no interest for Catarina Botelho. What interests her is using her photographs to explore waters of a certain depth, and that is why common objects, with clearly defined uses, better serve her purpose: a stance of precision, of opposition to excess. And here is another important element in this artist’s work: fighting excess, saturation, facileness. It is not a negative principle, rather a search for areas of visual clarity, for ways of saying ruled by the principle of poetical economy that binds one to one say only what is strictly necessary, the redeeming word, the image that matters.   
Nuno Crespo